Nave do Conhecimento promove inovação e inclusão digital a moradores de Santa Cruz

RIO DE JANEIRO – As Naves do Conhecimento são uma iniciativa brasileira que visa promover o acesso ao conhecimento e à tecnologia em comunidades de baixa renda. Essas naves são espaços multifuncionais que oferecem acesso à internet, workshops, palestras e cursos de qualificação em diversas áreas com o objetivo de capacitação profissional, atendendo gratuitamente à população da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro.

O projeto foi lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2012, como parte do programa “Rio Cidade Digital”. O objetivo era criar espaços públicos onde as pessoas pudessem aprender, explorar a tecnologia e desenvolver habilidades digitais, além de oferecer uma ampla variedade de programas e atividades para pessoas de todas as idades.

Isso inclui cursos de informática, oficinas de arte, palestras, sessões de leitura, eventos culturais e muito mais. Os programas são projetados para melhorar as habilidades digitais, promover a educação e estimular a cultura.

São nove unidades, localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.

Diego Rosa, coordenador da unidade jornalista Tim Lopes, em Santa Cruz, relata que existe um trabalho conjunto com as escolas da região para divulgar a nave para os estudantes.

“As Naves do Conhecimento democratizam o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. Muitas pessoas não sabem o que fazemos, por isso procuramos ir até as escolas promover cursos, palestras, workshops para no futuro, esses jovens se adequarem ao mercado de trabalho”, conta.

“Temos que valorizar esse espaço, pois ele pertence a nós”, diz Diego.

Confira a galeria de fotos:

O assessor de comunicação do espaço, Rodrigo Madureira, conta que cada curso é pensado para suprir a necessidade local. “Na unidade de Santa Cruz, focamos mais na área da informática, pois vimos que muitas pessoas têm dificuldades em realizar procedimentos básicos. Oferecemos cursos de Excel, Word, programação, entre outros”.

Para participar dos cursos, palestras e workshops, basta o aluno ser minimamente alfabetizado e estar dentro dos requisitos da vaga.

Foto de capa: Rodrigo Inácio

LEIA TAMBÉM: “Geração de Sons” muda a vida de crianças e adolescentes em Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Parque Nacional da Tijuca possui projeto de voluntariado mais antigo do Brasil

Por Rodrigo Inácio (repórter) (Jornal Online)

Deixe um comentário