Salete: há mais de 60 anos promovendo a gastronomia tijucana

RIO DE JANEIRO – Localizado na Rua Afonso Pena, no coração da Tijuca, o restaurante Salete é um destino importante para os amantes da gastronomia carioca. Com um ambiente acolhedor e pratos únicos, o restaurante se destaca na região desde os anos 50.

Fundado em 1957 por Manolo, um espanhol-galego que veio da Espanha para o Rio de Janeiro em função da Segunda Guerra Mundial e de suas consequências, o estabelecimento recebeu esse nome em homenagem à Nossa Senhora da Salete, um dos títulos de Maria. A esposa do sócio de Manolo é devota da santa e por isso resolveram batizar o restaurante com seu nome. Mesmo após 66 anos de sua inauguração, o Salete se mantém vivo dentre as melhores programações culinárias da Zona Norte do Rio.

A abordagem clássica e as comidas tradicionais são o ponto forte do restaurante. Trazendo consigo raízes da década de 60, o Salete busca resgatar resquícios da verdadeira boemia carioca.

O que difere o Salete dos demais restaurantes é o fato de sermos um estabelecimento familiar e tradicional. A maioria dos nossos clientes começou a frequentar com os pais, depois com suas namoradas, e por fim, com esposas e filhos. Assim continuamos nossa tradição”, diz Kátia Braga, dona do restaurante e filha do fundador.

Ao chegar no restaurante, podemos observar uma fachada clássica, preservando seu ar de boteco, mas ao mesmo tempo, apresentando um cardápio variado de opções. O bolinho de bacalhau e a empada são os pratos mais pedidos, acompanhados sempre do chope da casa.

Valéria Pacheco é cliente do restaurante há sete anos e adora o local.

Gosto muito de frequentar o Salete por ser um bar tranquilo e bem localizado. Ao longo dos anos, criei um vínculo com o estabelecimento e acabou virando um ponto de encontro de meus amigos e família”, conta ela.

Em 2016, o Restaurante Salete se tornou patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, título esse que se estampa orgulhosamente na parede do local, juntamente a diversas premiações e quadros que ressaltam a importância e significância do bar para os cariocas. Todo ano, o restaurante ganha ainda mais notoriedade, a partir do projeto “Comida di Buteco”, famosa competição que envolve bares de todo país.

Recentemente, além da tradicional culinária, o restaurante têm sido palco para outras atrações culturais como peças de teatro vividas em um bar, como foi o caso de “Arruá”, realizada em setembro. Em algumas quintas-feiras, o espaço recebe músicos para apresentações ao vivo.

Salete
Endereço: Rua Afonso Pena, 189 – Tijuca
Telefone: (21) 22645163
Horário: de terça à quinta, de 9h às 22h. Às sextas, de 9h às 23h; fim de semana, de 9h às 20h.
Site

Foto de capa: Thiago Gualberto/Esquina Jornal

LEIA TAMBÉM: Tijuca: restaurantes típicos atraem público do bairro
LEIA TAMBÉM: Restaurantes premiados da Tijuca se reinventam durante a pandemia

Por Thiago Gualberto (repórter) (Jornal Online)

Deixe um comentário