Obras causam transtorno no centro de Nilópolis

NILÓPOLIS – A Avenida Mirandela é a principal rua de Nilópolis, onde está localizado o calçadão da cidade e concentra uma grande movimentação de pessoas todos os dias. Há algum tempo que este polo passa por obras de estrutura. Iniciadas em 2022, O incômodo da obra tem trazido transtornos para os cidadãos do município, que têm sofrido com falta de espaço para transitar e comerciantes com o incômodo do barulho.

A colocação da nova estrutura atrapalha os pedestres (Foto: Karla Maia/ Esquina)

Mesmo com a intenção de trazer melhorias, a demora na finalização causa transtorno para além da mobilidade, como a poeira e o barulho que atrapalha as lojas da avenida. A vendedora e locutora Veronica Vênus, de 44 anos, trabalha em uma loja de cosméticos, localizada bem em frente a construção da rampa de acesso para a estação de trem e relata os desafios que o comércio tem enfrentado:

“A poeira é muito grande e afeta a saúde. Tem uma funcionária que é alérgica e precisa usar máscara. Além disso, precisamos limpar os produtos com frequência por causa disso, mas não adianta devido à obra estar bem próxima e acaba sujando tudo de novo.” afirma a vendedora.

Este não é um problema novo no lugar. O calçadão passou por obras em 2012 e também foi um dos motivos para a nova intervenção. Segundo o Secretário de Obras da cidade de Nilópolis, Artur Medeiros, a antiga estrutura estava em corrosão, e poderia causar problemas futuros, portanto, foi necessário um novo projeto. Além do calçadão, a escada rolante que conectava a Mirandela com a estação de trem também tinha problemas recorrentes de funcionamento e a mesma deixará de existir, sendo substituída por uma rampa.

A questão também incomoda os pedestres. A moradora Vera Lúcia, de 72 anos, diz que não tem mais vontade de passar pela avenida e medo de sofrer algum acidente, devido à dificuldade causada pela falta de espaço para pedestres e pelo piso irregular:

“Preciso me equilibrar para passar por aqui, indo de um lado para o outro para não cair. Vou parar de passar por aqui, vou acabar caindo em algum momento, ficar doente de alguma maneira”, se preocupa a idosa.

De acordo com o secretário, a previsão é de que o calçadão esteja pronto em outubro. No momento , o calçadão está no processo de colocação do piso, que é algo mais trabalhoso e demorado, o que pode ser necessário o fechamento da rua e do comércio da avenida por alguns dias. O projeto final, além do calçadão novo, também pretende trazer um projeto de urbanismo, com bancos e árvores para trazer mais conforto ao cidadão.

O objetivo também é deixar a área mais livre, pois o espaço possui muitos vendedores ambulantes. Artur afirma que o governo pretende transferir esses comerciantes para o mercado popular da cidade, próximo a Avenida Mirandela.  

Essa não é a única obra que está sendo realizada em Nilópolis. Ao todo são 15 obras no município com o objetivo de melhorar a mobilidade e bem-estar do cidadão. Ao todo, o projeto está custando 14 milhões, intitulado de “Dá-lhe Obras”, que está sendo realizado em conjunto com o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Foto de capa: Karla Maia/ Esquina

LEIA TAMBÉM: Nilópolis: tranquilidade e beleza no Parque Natural do Gericinó

LEIA TAMBÉM: Escola Municipal de Teatro leva arte à Baixada

Por Karla Maia (repórter) (Jornal Online)

Deixe um comentário