Vida Ativa: professora da Ilha é destaque do projeto

RIO DE JANEIRO – De acordo com o censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 8% dos moradores da Ilha do Governador eram idosos. Com o envelhecimento geral do brasileiro, estima-se que este número tenha crescido ainda mais no censo mais recente. Com foco em levar mais saúde à população idosa do bairro, a professora de Educação Física Euzinete Camilo, de 45 anos, mais conhecida como Neth, é um dos destaques do projeto Vida Ativa, uma iniciativa da Prefeitura.

Personal trainer de várias academias na Ilha, a profissional participa do Vida Ativa dando as aulas de ginástica que acontecem no Corredor Esportivo, no sub-bairro de Moneró.

O projeto surgiu com uma ideia de levar mais saúde aos idosos. Nesta região, muitas pessoas mais velhas passam pela manhã, fazendo caminhada, se alongando. Então a gente aproveitou esse espaço, com apoio da Prefeitura e começamos”, afirmou Neth.

Neth e os alunos do projeto Vida Ativa (Foto: Acervo Pessoal)

Segundo ela, o trato com os idosos é sempre diferente, tanto na parte pessoal quanto na parte física, especialmente se comparado ao trabalho realizado com os mais jovens.

É sempre muito bom dar aula para as pessoas mais velhas. Claro que cada um tem sua personalidade, o que é normal, mas nunca tive problemas com eles, muito pelo contrário (risos)”, brinca a profissional.

Primeira turma do dia, que começa às 7h da manhã (Foto: João Pedro/Esquina)

De acordo com o Censo feito em 2010, 8% da população da Ilha é idosa, e com certeza, 13 anos depois, esse número é maior ainda. Com a idade mais avançada e o corpo mais frágil, a prática de atividade física é importante para o cuidado do corpo e e da mente. E ajudar nesse tratamento do corpo é uma das coisas que mais motiva a professora.

Alunos fazendo as atividades passadas pela professora (Foto: João Pedro/Esquina)

Ver meus alunos toda aula é meu combustível, a motivação extra para continuar seguindo. É carinho, amor e cuidado”, explica a professora

Para o futuro, Neth é pé no chão, mas também com aquela pontinha de sonhar. “O futuro só Deus sabe (risos), mas por enquanto sem grandes mudanças, vamos ficar aqui no Corredor e de vez em quando aparecer em outro local para diferenciar um pouco”, fala a professora.

Segundo a Prefeitura, o Vida Ativa tem como principal objetivo oportunizar o envelhecimento ativo da população residente do município do Rio de Janeiro. As aulas, sempre gratuitas, acontecem em diversos bairros da cidade com previsão de atendimento a 40.500 pessoas com idade igual ou superior a 40 anos, nas atividades de ginástica, dança e atividades recreativas.

O núcleo 39 do projeto Vida Ativa está localizado no Corredor Esportivo, no Moneró, e é de segunda à sexta, de 7h às 10h.

LEIA MAIS: Bento Ribeiro sofre abandono cultural e moradores relembram seu passado
LEIA MAIS: Intervenção artística em Niterói mapeia histórias de afeto LGBTQIAPN+

Por João Pedro Lima (repórter) (Jornal Online)

Deixe um comentário