Centro de saúde da Tijuca realiza vacinação contra a gripe

Desde o fim de abril, a Prefeitura do Rio retornou com a campanha de vacinação contra a gripe, a fim de proteger os cidadãos contra infecções pelo vírus da Influenza. A vacina não protege contra o novo coronavírus, embora os sintomas sejam semelhantes e, com isso, é necessário se prevenir para nada se agravar. Na Tijuca, o Centro de Saúde Heitor Beltrão está priorizando vacinar pessoas que são consideradas como grupo de risco, sobretudo às pessoas acima de 60 anos. Também inclui nessa classe pessoas com problemas relacionados a asma, hipertensão, gestantes, mães de recém nascidos e portadores de diabetes.

No último caso se enquadra Sylvia Gomes Lourenço, de 31 anos. Ela apresenta quadro diabético há mais de vinte anos e se vacina regularmente, ainda mais agora, com o nascimento de sua filha Joana, de 9 meses. “Considero importante (a vacina) para todos, inclusive, tomo todos os anos”. No caso do seu avô, Silvio Santos de Oliveira, de 86 anos, que está acamado, a clínica da família local se disponibilizará de levar a imunização até a casa daqueles que não podem se locomover.

Embora seja grande a quantidade de pessoas dentro do público alvo da campanha, visto que a grande Tijuca é um dos bairros com maior população idosa da cidade, Sylvia comenta que não houve aglomeração quando ela foi ao centro de saúde.

Mas há recomendações para quem vai tomar a vacina como explica a médica Laís Barbosa:

O Centro de Saúde Heitor Beltrão fica localizado na rua Desembargador Izidro, 144. A vacinação tem início às 8h e vai até às 17h. Apesar da movimentação nas filas estar pequena, leve a sua máscara e evite aglomeração como forma de se prevenir ao contágio do coronavírus. Caso na sua família tenha alguém impossibilitado de ir ao posto, entre em contato pelo número (21) 2268-6642 para agendamento da vacinação em casa.

Douglas Barbosa amorim (Oficina Multimídia em Jornalismo)

Deixe um comentário